Para a integralização dos créditos do aluno de Jornalismo é obrigatória a participação em atividades extracurriculares, totalizando 240h, que possibilitem ao aluno adquirir conhecimentos de interesse para sua formação pessoal e profissional. Nesta página o aluno encontrará informações para auxiliá-lo no processo de solicitação de créditos de atividades complementares para o histórico acadêmico.
Regulamentação
Recomenda-se que as normas vigentes sejam consultadas, pois o presente documento tem caráter apenas esclarecedor e serve como complemento das Resoluções, sendo indispensável a leitura destas.
- RESOLUÇÃO Nº 15/2017/CONEPE, que aprova o projeto pedagógico do Curso de Graduação em Jornalismo, Anexo VI – Normas de atividades complementares do curso (em Anexo).
- RESOLUÇÃO 14/2015/CONEPE, Normas do Sistema Acadêmico de Graduação da UFS (SEÇÃO VI – Das Atividades Complementares (em Anexo).
Procedimento de solicitação de integralização dos créditos das Atividades Complementares
A solicitação de créditos deve ser feita pelo aluno abrindo um processo.
No processo deverão constar:
- Requerimento (em anexo);
- Cópia do documento de identidade;
- Os comprovantes das atividades realizadas.
Os documentos devem ser enviados NESTA ORDEM E EM ARQUIVO PDF ÚNICO.
Essa documentação deverá ser encaminhada para o e-mail semop@academico.ufs.br
A tramitação do processo deve ser acompanhada em www.sipac.ufs.br.
Os créditos de atividades complementares podem ser solicitados até o último período para integralizar no histórico do aluno. Entretanto, recomenda-se que a solicitação seja feita apenas quando o estudante já tiver atividades suficientes para somar 240h e em tempo hábil para os trâmites administrativos.
O Projeto Pedagógico do curso permite a abertura de apenas um processo por aluno ao longo do curso.
Confira no quadro abaixo as atividades específicas que são consideradas Atividades Complementares no curso de Jornalismo:
TIPO DE ATIVIDADE | Máximo de horas/unidade | Limite Total |
1. Iniciação Científica | 60h/semestre | 120h |
2. Publicação de trabalhos científicos em revistas | até 30h/artigo | 90h |
3. Publicação em anais (trabalho completo) | até 20h/artigo | 60h |
4. Publicação em anais (resumo) | até 10h/artigo | 30h |
5. Publicação em jornais ou revistas | até 10h/artigo | 30h |
6. Apresentação de trabalho em Seminários ou Congressos | até 15h/apresentação | 30h |
7. Participação em Grupo de Pesquisa, Grupos de Estudos ou Programa Especial de Treinamento (PET) | 30h/semestre | 30h |
8. Participação em seminários, jornadas, congressos, simpósios, relacionados à área como ouvinte | até 15h/evento | 60h |
9. Participação em oficinas e cursos de extensão | até 30h/evento | 60h |
10. Monitoria em eventos (desde que não seja computada como créditos) | até 10h/semestre | 60h |
11. Iniciação à Extensão | 60h/semestre | 120h |
12. Participação como voluntário em ações sociais e comunitárias | até 10h/evento | 30h |
13. Participação na organização de congressos, exposições, seminários e outros eventos | até 30h/evento | 60h |
14. Cursos de curta duração na área de atuação profissional | até 15h/evento | 60h |
15. Publicação de conteúdos jornalísticos assinados no veículo laboratorial em atividade extra-disciplinar (desde que não computada como créditos) | até 5h/artigo | 60h |
16. Produção rádio ou TV em atividade extra- disciplinar (desde que não seja computada como créditos) | até 10h/peça | 30h |
17. Estágio Curricular Não-Obrigatório | 60h/semestre | 120h |
Formulário de requisição de Atividades Complementares