Estágio Supervisionado em Jornalismo

Entende-se como estágio o ato educativo supervisionado, desenvolvido em ambiente de trabalho do setor privado, público ou do terceiro setor, que visa à preparação profissional complementar dos estudantes.

O Estágio Supervisionado se dá nas modalidades de Estágio Curricular Obrigatório e Estágio não obrigatório.

Estágio não obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. Ele não substitui o estágio curricular obrigatório.

Após sua realização, o estágio curricular não obrigatório poderá ser convertido em créditos como atividade complementar.

Por sua vez, o Estágio Curricular Obrigatório é uma atividade acadêmica supervisionada, desenvolvida no ambiente de trabalho (espaços escolares e não escolares) que integra a trajetória formativa do estudante, conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso de Jornalismo.

O Estágio curricular é uma atividade obrigatória, sendo necessário o cumprimento de 240 horas da modalidade, carga horária requisitada para aprovação e obtenção do diploma.

O estágio curricular supervisionado poderá ser realizado em instituições públicas, privadas ou do terceiro setor ou na própria instituição de ensino, em veículos autônomos ou assessorias profissionais.

O Estágio Curricular Obrigatório exige prévia matrícula e respeito à periodização estabelecida no currículo do Curso de Jornalismo em vigor.

As atividades de estágio na instituição concedente (campo de estágio) deverão ser cumpridas em até um semestre letivo, durante o período letivo e em concordância com o Regulamento de Estágio e com o currículo do Curso de Jornalismo em vigor.

A Atividade de estágio supervisionado em Jornalismo, será ofertada regularmente no 7º período do curso de Jornalismo da UFS. Entretanto, o estágio curricular obrigatório poderá ser realizado a partir do 6º período do Curso de Jornalismo, desde que o discente tenha cursado, com aprovação, a disciplina exigida como pré-requisito, Laboratório de Jornalismo Integrado I, e tenha sido aceito como estagiário em unidades reconhecidas pelo Colegiado do curso de Jornalismo como campos de estágio.

O Estágio em Jornalismo poderá ser realizado em campos de estágio da própria Universidade ou em organizações que possuam convênio para tal finalidade com a UFS.

Trabalhos laboratoriais feitos durante o curso e ainda as atividades de extensão, monitoria, treinamento profissional e/ou iniciação científica, desenvolvidas pelo estudante, não poderão ser convalidados como Estágio Curricular Obrigatório. Em condições especiais, os estágios não obrigatórios em andamento poderão ser convalidados como estágio obrigatório. Para mais informações sobre convalidação leia a Resolução interna sobre convalidação.

Para mais informações sobre Estágio Obrigatório, Estágio Não Obrigatório e Convalidação, recomenda-se a leitura atenta do material disponibilizado nesta página. Além das resoluções internas sobre o estágio obrigatório em Jornalismo na UFS e convalidação, você também encontrará a Resolução 10/2018/CONEP, que regulamenta os estágios obrigatórios e não obrigatórios da UFS, modelos de relatórios e um resumo com o passo a passo para o estágio obrigatório em Jornalismo na UFS.

Contatos para tratar de estágio em Jornalismo na UFS

Para mais informações sobre estágio em Jornalismo na UFS, entre em contato com a Coordenação de Estágio de Jornalismo.

Coordenadora de estágio em Jornalismo: Profª  Drª Greice Schneider

E-mail:  estagiojornalismo@academico.ufs.br

Contatos sobre estágio não obrigatório na UFS

Para mais informações sobre estágios não obrigatórios na UFS, entre em contato com a Coordenação Geral de Estágios  da Pró-reitoria de Extensão (PROEX).

A Coodernação Geral de Estágios também poderá lhe ajudar a tirar dúvidas sobre como organizações, instituições ou empresas podem estabelecer convênios com a UFS para receber estagiários.

Telefones: (79) 3194-6560/6420/7156/7549.

E-mail: ceneufs.proex@academico.ufs.br

Resoluções, modelos de formulários e relatórios

Resolução 10/2018/CONEP, que regulamenta os estágios na UFS