Qua, 22 de dezembro de 2021, 15:52

Nota informativa sobre o Ensino Híbrido
Colegiado de Jornalismo adota a Combinação de Presencial e Remoto (CPR) para o semestre 2021.2

O Colegiado do curso de Jornalismo, com o respaldo pedagógico do respectivo Núcleo Docente Estruturante (NDE), reuniu-se no dia 09 de dezembro de 2021, para analisar a RESOLUÇÃO Nº 41/2021/CONEPE, sobre as normas para Atividades Educacionais Híbridas Emergenciais para os cursos de Graduação no âmbito da Universidade Federal de Sergipe, levando-se em consideração o Protocolo de Biossegurança Institucional e o Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais (PRGAP), para apreciar as possibilidades de formatos para os componentes curriculares a serem ofertados no semestre 2021.2, a saber: Totalmente Presencial (TP), Totalmente Remoto (TR) e Combinação entre Presencial e Remoto (CPR).

Unanimemente, o curso tem interesse na retomada gradual das atividades presenciais, respeitadas as limitações sanitárias provocadas pela pandemia, as regras institucionais a respeito do tema e as respectivas condições para aplicação. O curso tem acompanhado as discussões e deliberações institucionais sobre o tema, incluindo nesse sentido a análise de experiências adotadas por outras universidades federais do país, além de ter estimulado o diálogo sobre o tema com o corpo discente, que por sua vez realizou consulta virtual sobre o formato das aulas.

Diante das condições, no momento da decisão, o Colegiado de Jornalismo optou pelo formato de ensino híbrido, com a Combinação entre Presencial e Remoto (CPR) para o semestre letivo 2021.2. Para iniciar o semestre letivo, o colegiado definiu que o primeiro mês de aulas ainda será no modo remoto, para que o curso possa fazer uma transição gradual e segura para o híbrido, com a participação dos discentes e levando-se em consideração as condições atualizadas para o momento. Condições estas que incluem: o quadro de biossegurança no momento, conforme Boletim Covid-19 SE; a verificação das condições das salas de aulas alocadas para comportar a quantidade de alunos matriculados e dentro do limite máximo de ocupação de 80%, conforme previsto no PRGAP; a verificação da existência de infraestrutura de rede das salas e a ação coordenada entre os professores de modo a minimizar possíveis choques entre aulas presenciais e remotas no mesmo dia, de disciplinas do mesmo período. Este prazo também foi pensado de modo a acomodar as necessidades dos alunos advindos do interior do estado ou mesmo de outros estados e que precisarão fixar domicílio em Aracaju ou em suas imediações. Recomenda-se a leitura dos documentos institucionais referentes às atividades educacionais nesse período de pandemia, disponíveis no site da instituição (www.ufs.br), sobre os quais fundamenta-se todas as definições deste colegiado até esta data, salvo considerações a novas atualizações das normas a serem reavaliadas após o período de férias coletivas determinado pela universidade.

Assim, o Colegiado de Jornalismo, junto com o Departamento de Comunicação Social, busca construir, de forma solidária e colaborativa, a modalidade híbrida, passo fundamental para o retorno ao presencial.

A vacinação é um ato em benefício próprio e de responsabilidade coletiva. Vacinem-se.

Colegiado do Curso de Jornalismo


Notícias UFS