Qua, 24 de agosto de 2022, 10:08

Estudantes de Jornalismo da UFS devem realizar o Enade em 2022
Exame é obrigatório para estudantes concluintes e acontecerá em 27 de novembro

O Enade, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, avalia o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nos Projetos Político-Pedagógicos de Curso. O Enade faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e é responsável por verificar o desenvolvimento de competências e habilidades esperadas na formação dos estudantes. Cada curso é avaliado em ciclos de três anos e, em 2022, é a vez do curso de Jornalismo participar do Enade.

Todos os estudantes do curso que tenham 80% ou mais da carga horária integralizada, ou que tenham previsão de se formar até julho de 2023, precisam fazer a prova do Enade. A participação no exame é obrigatória, e a prova é registrada como componente no histórico escolar do estudante. Apenas casos previstos em lei podem ser dispensados da prova, devidamente documentados e justificados. Os estudantes que não comparecerem ao exame, nem forem dispensados, ficam impossibilitados de colar grau.

A prova é composta por 40 questões, sendo 10 de formação geral - 2 discursivas e 8 objetivas - e 30 específicas dos conteúdos de Jornalismo - 3 discursivas e 27 objetivas.

O exame acontecerá no dia 27 de novembro, em local a ser consultado através no portal enade.inep.gov.br. Todos os inscritos devem acessar o portal, a partir do dia 1o de setembro, para realizar seu cadastro e responder ao Questionário do Estudante. O acesso é feito por meio do mesmo login e senha do portal de serviços gov.br.

Ao longo dos próximos meses, o curso de Jornalismo promoverá encontros e atividades de preparação para o Enade. Fique atento(a) e, em caso de dúvidas, procure a coordenação do curso através do e-mail cursojornalismo@academico.ufs.br

A inscrição no Enade é feita pela coordenação do curso, e você pode verificar se você está entre os inscritos na lista em anexo. Tenha seu número de matrícula em mãos.

Ao checarem seus históricos, vocês poderão verificar que o ENADE consta como componente curricular obrigatório pendente. A não realização da prova do ENADE implicará na não integralização dos créditos, o que o impedirá de colar grau e receber o seu diploma.

Mais informações sobre o Enade podem ser encontradas em https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade

Atualizado em: Qui, 25 de agosto de 2022, 18:48