Qui, 01 de dezembro de 2022, 16:09

Orientações gerais sobre a matrícula no semestre 2022.2
Prazo para a solicitação de matrícula é de 01 a 05 de dezembro

De acordo com o calendário acadêmico definido pelo DAA, estamos iniciando hoje o período de Solicitação de Matrícula e Dispensa de Matrícula para o semestre letivo 2022.2.

Para auxiliá-los, o DCOS preparou algumas orientações. Se liga para não perder os prazos!

Sobre a Solicitação de Matrícula (de 01-dez-22 a 05-dez-22)

O caminho é SIGAA → Módulos → Portal do Discente → Ensino → Matrícula On-Line → Realizar Matrícula

No período indicado, todos os discentes terão a oportunidade de solicitar via SIGAA a matrícula nos componentes curriculares ofertados. Acesse os planos de matrícula com os horários de sugestão para auxílio na hora de montar o seu horário individual.

Compartilhamos no final da página, entre outros, o manual completo para este processo.

Sobre Dispensa de matrícula (de 01-dez-22 a 05-dez-22)

Caminho: SIGAA → Portal do Discente → Dispensa de Matrícula → Solicitar Dispensa

Os alunos que não estiverem aptos a cursar determinado período letivo, poderão solicitar a Dispensa de Matrícula, garantindo a manutenção do vínculo ao curso de graduação.

A dispensa de matrícula é a desobrigação do estudante de se matricular em componentes curriculares em dado período.

Por isso é tão importante? Porque, se por algum motivo, o estudante não efetuar nenhuma matrícula em componente curricular (disciplina ou atividade) no semestre, ele pode perder o vínculo com a UFS! Para evitar esse problemão, é de suma importância que o estudante solicite a dispensa de matrícula.

Segue também um alerta para quem estiver fazendo o estágio não obirgatório no semestre 2022.2: essa opção de solicitar dispensa de matrícula interrompe o vínculo do estágio. Portanto, não é a melhor opção!!! Quem deseja manter vínculo de estágio necessita se matricular em alguma disciplina.

Sobre a Reformulação de Matrícula e Dispensa de Matrícula (09-dez-22 a 12-dez-22)

Após este período de solicitação de matrícula e dispensa de matrícula, haverá uma nova oportunidade prevista no calendário, ao que o DAA chama de “Reformulação de Matrícula e Dispensa de Matrícula”. Pela Reformulação, é possível que o discente realize alterações, excluindo ou incluindo matrículas em disciplinas. O caminho é o mesmo do procedimento de Solicitação de Matrícula. Neste período também será permitido solicitar a Dispensa de Matrícula.

Sobre Trancamento (13 a 24-fev-22)

Caminho: SIGAA → Portal Discente → Ensino → Trancamento de Componente Curricular → Trancar

Passado o período de solicitação de matrícula, o aluno terá a disponibilidade do período de Trancamento Total ou Parcial de Componentes Curriculares. O trancamento é a suspensão da matrícula em algumas ou em todas as disciplinas em que o estudante está matriculado. Recomendamos que o aluno use este recurso, caso tenha se matriculado e avalie que não conseguirá frequentar determinado componente curricular.

Vale a pena lembrar que todo o processo de matrícula e trancamento é realizado no sistema acadêmico. Em caso de dúvidas específicas sobre qualquer assunto relacionado, recomendamos entrar em contato com o DAA.

É importante estar sempre atento à caixa de e-mails para as comunicações tanto do DCOS como do DAA.

O Calendário Acadêmico pode sofrer alterações durante o semestre letivo. Caso haja alguma retificação, será comunicado e atualizado pelo DAA.

Links úteis:

Manuais gerais direcionados para discentes

Manual específico para Solicitação de Matrícula

Calendário Acadêmico 2022.2

FAQs DAA

Versão atualizada das Normas do Sistema Acadêmico de Graduação

Instagram do DCOS

(@dcos_ufs)

CALENDÁRIO ACADÊMICO DO DCOS

01 a 05 dez-22

Solicitação de matrícula e dispensa de matrícula no semestre 2022.2

01 a 12 dez-22